Para quem deseja saber como instalar gesso acartonado no teto, podemos adiantar que para esse trabalho, além das chapas de gesso, serão necessários os suportes niveladores, os pendurais, perfis de aço, parafusos, massa para juntas, fitas para juntas entre outros itens que possam ser úteis para o melhor trabalho.

Além disso, será preciso um projeto que vai ditar o tipo de forro acartonado e os componentes que serão necessários, detalhes das interfaces entre o forro e outros componentes da construção, quantidade de material a ser usado no trabalho, especificação técnica do material a ser usado, tanto em relação ao forro como dos itens auxiliares na instalação.

Ainda nesse projeto deve constar a especificação técnica na questão do isolamento térmico-acústico do material, a sua resistência a chamas, formas de fixação das luminárias entre outros detalhes que dizem respeito à segurança do imóvel.

Ainda com respeito à resistência as chamas, o gesso acartonado pode ser mais resistente do que as paredes de concreto, e dependendo da espessura do material podem resistir até 45 minutos aos efeitos do fogo.







Sabemos ainda que antes de se iniciar a instalação do forro, todo o projeto hidráulico e elétrico, deve estar devidamente concluído e confirmado, uma vez que depois de instalado, não tem como fazer cortes no gesso para reparar problemas referentes a essas instalações.

Ferramentas usadas no trabalho – com respeito às ferramentas necessárias para realizar a instalação do gesso, podemos relacionar o martelo, parafusadeira, alicate, uma trena, furadeira, um nível a laser, lápis de carpinteiro, estilete, tesoura de cortes de perfis metálicos, entre outras ferramentas que podem ser úteis.







Como começar o trabalho – para começar o trabalho use a trena e o nível laser para fazer o alinhamento da parede e determinar a altura correta onde serão fixados os perfis metálicos, isso, é claro com base no projeto para esse trabalho. Feito isso, corte as chapas de gesso de acordo com as medidas especificadas no projeto e com a ajuda de uma mangueira de nível, marque a altura na parede onde o forro deverá ficar.

Depois disso, marque todo o perímetro da parede com um fio próprio para marcação cuidando a altura de instalação para o forro e então meça o cumprimento da parede para fixar o perfil metálico que dará suporte ao forro.

Com a tesoura corte então os perfis na mesma medida das paredes, lembrando do ângulo de 45° para a junção das paredes. Coloque os perfis perimetrais e posicione o perfil de alumínio junto a parede para parafusá-la e depois fixe as guias na parede cm espaçamento de até 60 cm.

como instalar gesso acartonado no teto

como instalar gesso acartonado tabicado no teto

como intalar sanca no teto com gesso acartonado

dicas de como instalar gesso acartonado no teto

fotos de como fica teto intalado com gesso acortonado drywall

instalacao de gesso acartonado no teto

preparacao para instalar gesso acartonado no teto

teto feito com sanca dupla de gesso acortanado saiba como instalar

Feito isso, coloque os tirantes que darão sustentação aos reguladores na laje do teto com espaçamento de 60 cm, mas cuide do alinhamento da guia na lage com a guia no piso. Cuide também que cada tirante terá que ser no mesmo cumprimento e depois de instalados é só dobrar o tirante e pendurar o regulador em sua ponta.

Depois disso, é só cortar a tabica e encaixá-las no suporte nivelador cuidando que fiquem bem firmes e então ajuste o nível dos perfis na altura correta do rebaixo do teto.

Com a ajuda de uma parafusadeira, agora é preciso unir perpendicularmente as tabicas do teto com as fixadas na parede com parafusos fixados a uma distância de 20 cm entre si e uma borda de 10 mm. Feito isso, é só começar a colocar as placas de gesso e parafusá-las as tabicas perpendiculares.

Depois disso tudo feito, é hora dos acabamentos. Aplique uma primeira camada de massa ao sobre as juntas das chapas de gesso e depois coloque a fita especial sobre essa junta pressionando-a com ajuda de uma espátula.

Para finalizar, é só aplicar mais uma camada de massa usando a desempenadeira para deixar o acabamento perfeito.

Ainda sobre a massa para as juntas, essa é preparada com o pó de gesso e água. Esse é o único momento em que vamos usar a água nesse trabalho, uma vez que o gesso não é tolerante a água.

Entre as muitas vantagens que podemos ter com a colocação desse tipo de teto em nosso imóvel podemos citar o maior conforto por esse material oferecer propriedades térmico-acústicas, ser resistente as chamas e ainda garantir bonitos acabamentos para os ambientes diversos.

Alguns tipos de forro podem resistir a objetos com peso de até 3 kg, a partir daí desse peso, melhor é adequar as instalações diretamente na lage do imóvel.

Em nossos dias podemos aproveitar as vantagens da tecnologia moderna para começar aprender sobre o trabalho de colocação do forro de gesso, uma vez que existem os sites especializados em construção civil que nos fornecem todas as dicas necessárias para aprendermos pelo menos o básico sobre esse trabalho.

Aproveite então para fazer suas pesquisas, pois com certeza será de grande valia para você que deseja aprender sobre essa técnica.

Os forros de gesso acartonado além de beleza aos ambientes garantem muitos anos de vida útil, desde que sejam instalados de maneira correta.







Leia também...